domingo, 17 de março de 2013

APRESENTAÇÃO



A ideia de escrever sobre Heavy Metal e História surgiu quando me debrucei sobre o TCC para especialização em 2011, que resultou num artigo de 25 páginas onde analisei 14 canções das bandas Megadeth. Kreator e Sepultura, com intuito de contar como era a visão de um mundo em mudanças entre os anos de 1987 e 1991 (o desmantelamento do bloco socialista na Europa, e o contexto político, social, econômico e cultural). 

Era perfeito! Juntar dois assuntos que eu amo: Metal e História. Entretanto, logo eu descobri que não era uma tarefa tão fácil quanto eu imaginei. 


Primeiro, era desafiador, porque não encontrei nenhuma literatura de referência que pudesse servir de guia. Existe um material vasto sobre história e música, mas nada relacionada ao Heavy Metal. Eu buscava historicidade nas canções, e não canções que falassem sobre história. Encontrei muito material sobre MPB (principalmente do período da ditadura militar no Brasil), e tive que utilizar dentro da minha proposta de trabalho.


Segundo, para analisar as canções utilizei o método proposto pelo professor Marcos Napolitano em seu livro “História e Música”. E me deparei com uma dificuldade: eu sabia muito pouco sobre teoria musical. Sorte minha ter amigos músicos, que me ajudaram enormemente nessa parte (obrigado Capelo e Glauber). Também tive que ler muito sobre o assunto. 


Com a base teórica na cabeça, era hora de colocar a mão na massa. Eu já conhecia as músicas de trás para frente e de frente para trás, mas como fã. A partir de então comecei a ouvir a música de outra maneira. Foram horas e horas em cima de uma única canção, apenas para apreender sua parte melódica. Outras tantas horas para esmiuçar a parte lírica, com diversas referências nas letras, e curiosidades sobre a composição. 


Descobri, também, que por trás do trabalho final, tem um monte de trabalho que não vai para o papel. Precisava dosar a quantidade de informação, por conta do tamanho do artigo e também pela relevância das informações dentro do tema que estava analisando.

Meses após a aprovação do meu TCC tive a ideia de postar o material resultante da análise das músicas. Só agora consegui um tempo para começar esse projeto, iniciando esse Blog


Pretendo que as atualizações sejam semanais, embora eu tenha ciência da dificuldade que será isso para mim. Esse espaço não é um hobby, mas depende do meu tempo livre entre minhas atividades profissionais e familiares. E a partir do momento que tomei a decisão de embarcar nessa jornada, farei de tudo para honrar meu compromisso.


Termino essa apresentação dizendo que esse é um espaço livre para a discussão, e que por se um Blog, não está destinado somente ao público acadêmico e que gosta de Heavy Metal. Porém, educação e bom senso são primordiais para nossa vida. Assim, ao postar um comentário ou sugestão, tente fazer de forma construtiva, dando referências bibliográficas ou de pesquisas empreendidas por você. Respeito é bom em todo lugar.

Espero que aproveitem o espaço e sintam-se à vontade para colaborar.


Abraços!

Rodrigo Lourenço Costa

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog irmão!Idéia fantástica!!!tenho certeza que vai atrair musicos, fãs de heavy metal, historiadores...enfim...todos que desejam se aprofundar nesse mundo infinito da música e da história.Infinito pois, quanto mais descobrimos e estudamos, temos certeza de que precisamos buscar cada vez mais...Boa sorte! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, não tenho nem palavras para agradecer. Com certeza seu apoio foi, é, e sempre será muito importante para mim. Espero que muita gente possa aproveitar esse espaço.
      Abraços!

      Excluir
  2. É "brother of metal", estou aqui lendo seus posts, começando, lógico, pelo começo, irei acompanhar a partir de agora cada post e lhe desejo muito sucesso nessa sua nova empreitada, que se trata de algo que sempre esteve e sempre estará em nossas vidas: o grande e poderoso Heavy Metal!
    Fico feliz pela sua nobre iniciativa por mais este veículo que levará a todos os interessados os fatos mais curiosos sobre um estilo que por muitas vezes é incompreendido e até injustiçado por muitos, eles não sabem o que estão perdendo!
    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo blog, o conheci hoje através de uma postagem no Whiplash. Achei a ideia fantástica e inovadora. Na minha opinião as músicas do Metal são ricas em boas histórias, histórias essas que merecem ser apresentadas e debatidas como você está fazendo. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A ideia do blog é esta mesmo: criar um conteúdo para que os amantes de Metal e História (de um ou de outro ou dos dois)
      Nada é mais gratificante do que receber um comentário como o seu, pois isso mostra que existe espaço para trabalhos como esse.
      Espero que continue prestigiando o Blog. Esse espaço é nosso!
      Abraços!

      Excluir